sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tenório Telles fala sobre o Clube da Madrugada

Tenório Nunes Telles de Menezes, mais conhecido como Tenório Telles nasceu em Anori, no dia 2 de setembro de 1963), é professor, poeta, ensaísta, dramaturgo e crítico literário brasileiro.
Membro da Academia Amazonense de Letras, leciona Literatura Brasileira e é coordenador editorial da editora Valer concede entrevista Especial á Equipe ( LEHR) de Acadêmicos do
7° período de jornalismo da Faculdade Boas Novas para o Blog FBNNOTÍCIAS.
LEHR 1 - O que é o clube da madrugada?
Tenório Telles: o clube da madrugada é a representação de inquietações de jovens em grêmios literários existentes em escolas como o Estadual, Dom Bosco e o instituto de educação do Estado. é o início de um Novo momento de Manaus que surgiu no dia 20 de Agosto de 1954. o idealizador desse nome foi o escritor Luis Bacellar.

LEHR 2 - Como o senhor define o clube da madrugada?
Tenório Telles
: o clube da madrugada é o mais importante movimento cultural que já existiu no Amazonas. É o movimento que se define pelo anseio de mudança e renovação da perspectiva cultural regional e um sentimento de atualização da literatura em relação aos grandes dramas vividos pelo homem da Amazônia.

LEHR 3 - O senhor acredita que toda essa inquietação está viva na juventude de hoje?
Tenório Telles: hoje é um outro contexto a realidade é outra. Porque naquela época havia as mobilizações políticas os movimentos sociais eram muito fortes, os sindicatos, partidos políticos, os movimentos culturais das universidades e os movimentos estudantis, tudo isso se criou uma consciência muito forte nesses jovens da época no momento em que o país vivia. Hoje é muito diferente.

LEHR 4 - Qual a importância do livro na formação dos jovens da época e porque cresciam intelectualmente?
Tenório Telles: confira a resposta em áudio do poeta.....


..................................................................


LEHR 5 - O movimento clube da madrugada tinha o objetivo de fazer uma literatura voltada para o povo?
Tenório Telles:
sim. Ele tinha esse objetivo de fazer com que a literatura fosse conhecida pela sociedade local. Isso é tão verdadeiro que eles publicaram no manifesto do clube que diz assim: “eles pretendiam realizar uma literatura com a realidade amazônica a expressão de seus objetivos” isso ficava muito claro que eles se preocupavam com o povo, porque eles não queriam fazer uma literatura do passado, aquela que tratava de barcos de Veneza, outra realidade e não do homem amazônida.

LEHR 6 - O clube da madrugada foi um movimento voltado só pra área literária?
Tenório Telles: não foi. Foi o mais importante movimento cultural que teve grande repercução na vida intelectual e artística. O forte foi na literatura, mas, você tem na pintura também com Moacir Andrade, na música com Arnaldo Rabelo, o pensamento econômico na academia com Saul Benchimol entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário